quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pipa

Vamos brincar de Pipa?


          A brincadeira conhecida como pipa, raia ou papagaio, é uma brincadeira de baixo custo, bastante divertida, e que pode ser praticada em qualquer ambiente a céu aberto, de preferência onde esteja ventando. 
          Existem algumas teorias sobre os primórdios da pipa, porém, a mais usada diz que seu surgimento deu-se na China, em 200 a.c., criada por um general, para medir a distância de um túnel a ser escavado no castelo imperial. Com o passar do tempo, a pipa tornou-se uma arte popular daquele país, sendo levada posteriormente à seus países vizinhos, como Japão e Coréia.
           Nos países orientais, a pipa se tornou um símbolo religioso e ritualístico, sendo usada para atrair felicidade, sorte, felicidade; um exemplo disso são as pipas com pinturas de dragões e tartarugas, que representam prosperidade e longa vida, respectivamente. 
           Estima-se que as pipas tenham chegado ao Brasil através dos portugueses durante a colonização. Hoje, a pipa é muito comum em nosso país, fazendo a alegria de diversas crianças, que ainda cultivam esse tipo de brincadeira.


Aprenda a fazer sua própria pipa no vídeo abaixo:


Festival de Pipas de Alcochete, 2008:

A pipa é uma excelente forma de diversão, e pode ser praticado por todos, por ser uma brincadeira extremamente barata e divertida, e que pode ser praticada em qualquer lugar. E você, o que está esperando? Vá logo fazer sua pipa e nos conte nos comentários como ficou!

Referência: http://www.brasilcultura.com.br/cultura/historia-das-pipas-pandorgas-e-papagaios/

Postado por: Arthur Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário