Durante as férias escolares alguns pais tem dificuldades em manter seus filhos ocupados, o que pode gerar conflitos e muitas vezes tédio as crianças. Uma boa maneira de resolver isso é inserindo as brincadeiras ao dia dessa criança, fazendo com que ela se divirta. Nesse post existem algumas opções de brincadeiras que podem ser usadas tanto no período de férias quanto em outros períodos.
Estátua: Uma das crianças bate palmas enquanto os outros correm.Quando parar de bater palmas, todos devem fazer a posição de estátua. O primeiro a se mexer será o batedor de palma da próxima rodada.
Busca cores: Uma das crianças diz uma cor, todos os outros devem correr atrás de um objeto desta cor. Cada um deve encontrar uma coisa diferente e dois não podem escolher o mesmo objeto. O último a achar a cor sai da brincadeira e escolhe a cor para os outros.
Mãe da rua diferente: Como a brincadeira original, ganha quem atravessar de um lado para outro sem ser pego pelo amigo que fica vigiando esse espaço. O diferencial é que quem fica no meio decide como os outros devem tentar atravessar, por exemplo, ele pode estipular que seja pulando em um pé só, imitando algum animal ou fazendo outra coisa. Quando ele falar a famosa frase "Mãe da rua, já", todo mundo deve tentar atravessar fazendo o que ele pediu, sem ser pego. Quem inventou a regra também deve segui-la na hora de tentar pegar os outros. Quem for pego troca de lugar com ele e inventa mais uma regrinha.
Detetive: Essa é um clássico das brincadeiras e também pode ser conhecida como “killer” (assassino em inglês). Escreva em vários papéis as palavras "vítima", e em apenas um papel a palavra "detetive" e em outro a palavra "assassino". Todos sentam em forma de roda e cada um retira um papel do saco e não conta para ninguém o que está escrito. Quem pegou o papel "assassino" tem que matar os outros jogadores com uma piscada, sem que mais ninguém perceba. O "detetive" precisa descobrir quem é o assassino. Quem receber a piscada diz "morri". Se o assassino piscar para o detetive, o assassino ganha. Se o detetive descobrir primeiro quem é o assassino, o vencedor é o detetive.
Acho interessante o uso de brincadeiras durante todo o ano, mas acredito que talvez nas férias escolares há uma necessidade ainda maior do contato das crianças com a brincadeira. Esse período é o tempo que a maioria das crianças tem livre de certas obrigações muitas vezes opressoras, onde elas podem se envolver de maneira completa com a brincadeira e serem livres para imaginarem sem serem interrompidas pelos adultos.
Referências: http://vilamulher.terra.com.br/brincadeiras-para-as-ferias-prolongadas-8-1-55-272.html
Postado por: Jéssica da Silva Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário