Hoje durante uma apresentação de trabalhos da disciplina Antropologia e Educação Física, um grupo falou da importancia de apresentar a cultura afro-brasileira às crianças para diminuir o preconceito e a discriminação sofridos principalmente pelos negros em nossa siciedade. Pensando sobre isso me lembrei que o maculelê é uma boa forma de trabalharmos essa questão, pois durante a aprendizagem podemos trabalhar com crianças de qualquer faixa etária e elas podem aprender os fundamentos do maculelê,o respeito a cultura afro-brasileira e o respeito as pessoas independente das diferenças. E o mais importante é que isso pode acontecer sem perder o tom da brincadeira e do divertimento, o que facilita o entendimento das crianças sobre o que se quer tratar.
Para saber mais sobre a história e os fundamentos do maculelê vale a pena ler o texto disponível no blog Capoeira Exports (http://capoeiraexports.blogspot.com.br/2011/01/maculele-origem-e-historia.html).
Esse video foi gravado por mim durante um batizado de capoeira no mês de agosto e mostra uma apresentação de maculelê feita com crianças de um projeto social.
Crianças
em apresentação de maculelê e samba de roda do grupo de Capoeira Cais
da Bahia - Mestranda Raio de Sol (Projeto Crescer Sorrindo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário