segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Pesquisando sobre o vasto repertorio de brincadeiras esquecidas pelo tempo, encontrei algumas muito diferentes e outras ''classicas'':


Estafeta ao quadro negro
Organiza-se duas filas de crianças. Elas
devem escolher um número qualquer que será
o resultado do cálculo que irão realizar (Por
exemplo: 30). Dá-se o sinal de partida, então
o primeiro jogador de cada fila deverá correr
ao quadro e escrever dois números quaisquer,
depois somá-los ou subtraí-los e voltar para a
sua fila, entregar o giz ao segundo jogador e ir
para traz do último jogador. O segundo jogador
deverá correr ao quadro e também irá proceder

da mesma forma, porém antes deverá verificar
se o cálculo anteriormente feito pelo colega está
certo, se não estiver deverá corrigi-lo e depois
fazer o seu. Deverá proceder assim até ó último
jogador. Este deverá somar ou subtrair de forma
que consiga o resultado inicialmente proposto.
Por exemplo: se o número combinado foi 30 e o
último número restado foi 22 ele deverá somar
com 8. Vence a fila que terminar primeiro.



Mamãe, posso ir? 

Uma criança é escolhida para ser a mãe que
deverá estar de olhos vendados ou de costas,
enquanto as outras serão as filhas. As crianças
ficam em uma certa distância da mãe atrás de
uma linha marcada com giz. A primeira da direita
começa a falar: - Mamãe posso ir? – Pode. –
Quantos passos? Três de elefante. Este deverá
dar três passos grandes em direção da mãe.
A próxima criança pergunta: - Mamãe posso
ir? – Pode. – Quantos passos? – Dois de
cabrito. Este deverá dar dois passos médios
em direção da mãe. O próximo pergunta: -
Mamãe posso ir? – Pode. – Quantos passos.
– Cinco de formiga. Este deverá dar cinco
passos pequeninos em direção da mãe. Quem
chegar primeiro na mamãe será a próxima mãe. 


Estátua
As crianças ficam em fila. Escolhe-se uma
criança para começar a brincadeira. Esta criança
começa a puxar as crianças perguntando antes
de puxar: pimenta, pimentinha, pimentão ou
sapatinho de algodão? Quem responder:
 - Pimenta: é puxada normalmente e virar
estátua.
 - Pimentinha: é puxada devagar e virar estátua.
 - Pimentão: é puxada com força e virar estátua.
 - Sapatinho de algodão: deve ser carregada no
colo e ao ser colocada no chão virar estátua.
Após todos virarem estátua a líder diz: Entrei
no jardim de flores, não sei qual escolherei,
aquela que for mais bela, com ela me abraçarei.
Então escolhe uma estátua para se abraçar.
A escolhida deverá ser a próxima líder. Todos
retornam à posição normal e recomeça a
brincadeira.


Galinha gorda 
Pode-se fazer na piscina certificando-se que
todos sabem mergulhar e observando a idade
da garotada. Todos estão dentro da piscina.
Uma criança começa a falar e o grupo deve
responder:
Jogador: - Galinha gorda!
Todos: - Gorda ela!
Jogador: - Vamos comê-la!
Todos: - Vamos a ela!”
E então o jogador joga o objeto (galinha gorda)
em algum lugar da piscina. Todos mergulham
em busca do objeto. Quem conseguir achar a
galinha gorda será o vencedor e o próximo a
lançar o objeto que representa a galinha gorda  


Tico-tico fuzilado
Cada crianças deverá ter uma latinha. De um
lado ficam as crianças e do outro as latinhas.
Cada criança deverá jogar a bola, que poderá
ser de meia ou de tênis, nas latinhas tentando
acertar. Se a sua latinha for atingida você deverá
correr para pegá-la antes que joguem a bola
novamente. Se não conseguir será fuzilado,
ou seja, deverá ficar de pé e escolher uma
parte do seu corpo para que o colega acerte o
local indicado. Se for fuzilado três vezes sai da
brincadeira.




Referência:http://www.funnyhair.com.br/images/mais_brincadeiras.pdf

Postado por:Túlio Graciano Silva

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