CAMISETA |
Número de participantes: no mínimo 4, melhor com mais gente Material: duas camisetas Como brincar:
- Dividam os jogadores em dois times, formando duas filas em uma das bordas da piscina. O primeiro de cada fila veste uma camiseta.
- A competição começa: o objetivo é nadar até o outro lado da piscina, voltar e passar a camiseta para o jogador seguinte, que continua a corrida.
- A primeira equipe que terminar é a vencedora.
- Dica: ao subir na borda da piscina, você pode por as mãos nos ombros do colega e deixar que ele puxe a camiseta e a vista; desta forma vocês economizam tempo.Colaboração de Francisco Pereira Andrade, da Divisão de Lazer do SESI do Espírito Santo
sobe...
|
TÚNEL NA PISCINA |
Número de participantes: no mínimo 3 Como brincar:
- Joguem na parte rasa da piscina, onde todos encostem o pé no chão.
- Escolham uma pessoa para ser o pegador.
- Os outros devem tentar escapar.
- Quem for pego deve ficar parado com as pernas abertas.
- Uma pessoa pode ser libertada se outra mergulhar e passar por baixo de suas pernas.
- O último a ser pego é o pegador na próxima rodada.
sobe...
|
TUBARÃO E PEIXINHO |
Número de participantes: de 3 a quantos couberem (um ao lado do outro) em uma borda da piscina Como brincar:
- Um jogador começa como tubarão, no meio da piscina.
- Os outros são peixinhos e começam em uma das bordas.
- O tubarão grita "peixinhos!", e os peixinhos devem pular na piscina e nadar o mais rápido possível até a outra borda sem serem pegos pelo tubarão.
- Quem for pego vira tubarão.
- O jogo continua até sobrar só um peixinho, que é o vencedor. Se quiserem continuar, o vencedor pode começar como tubarão na rodada seguinte.Colaboração de Anelize, 12 anos.
sobe...
|
MARCO POLO |
Número de participantes: pelo menos 3 pessoas Material: um pano para vendar os olhos Como brincar:
- Uma pessoa, que vai ser o pegador, fica no meio da piscina de olhos vendados.
- Os outros se afastam enquanto o pegador conta em voz alta até dez.
- Para ter uma idéia de onde os outros estão, o pegador pode gritar "marco!". Os outros devem responder "polo!".
- Quem for pego vira o novo pegador.Colaboração de Luis Gustavo, 9 anos.
sobe...
|
RESGATE |
Número de participantes: no mínimo 2 Material: pequenos objetos que boiem, como coquinhos de pinheiro ou fichas plásticas, em número duas vezes maior que o número de participantes Como brincar:
- Os participantes ficam na borda da piscina, virados para fora.
- Um jogador lança as pecinhas na água e grita "já!".
- Todos tentar pegar as pecinhas. Não vale arrancar da mão de outra pessoa.
- O primeiro que pegar duas pecinhas e sair da água é o vencedor.
- Sugestão: se houver óculos de mergulho e os participantes souberem mergulhar, pode-se usar objetos que afundem.Colaboração de Danusa, 12 anos
sobe...
|
JACARÉ |
Número de participantes: no mínimo 3 Material: objetos para marcar a metade da piscina, como chinelos Como brincar:
- Dividam a piscina ao meio no sentido do comprimento colocando um chinelo de cada lado, bem retinho
- Tirem na sorte quem vai ser o jacaré
- Todos pulam na água quando o jacaré gritar "já"
- Os jogadores devem tentar escapar do jacaré, nadando para o outro lado da piscina. O jacaré não pode passar da marca.
- O jogador que for pego vira o próximo jacaréColaboração de Mariana Ramos, 10 anos
sobe...
|
PASSANDO POR BAIXO |
Número de participantes: no mínimo 3 Material: uma mangueira de jardimComo brincar:
- Joguem no jardim, no pátio, ou numa rua sem movimento.
- Liguem a mangueira no máximo. Um jogador, de preferência dos mais altos, segura a mangueira bem alto, colocando o dedo na abertura para fazer um jato bem forte.
- Os outros vão passando embaixo do jato, sem se molhar.
- Cada vez que todos tiverem passado, a mangueira é baixada um pouco. Vai ficando cada vez mais difícil passar sequinho.
- Ganha o último jogador seco, fora o que está segurando a mangueira.
- Sugestão: coloquem uma música e façam cada um passar dançando por baixo do jato.
sobe...
|
BEXIGUINHA |
Número de participantes: de 4 a quantos quiserem brincar, mas deve ser número par Material: Um daqueles balõezinhos que se enche com água (as bexiguinhas) para cada duas pessoas.Como brincar:
- Encham um balãozinho para cada dupla.
- Formem duas filas, com as duplas em frente uma da outra.
- Uma fila começa com os balões, e deve jogá-los para suas duplas na outra fila, sem deixar cair.
- Cada vez que o balão for jogado, a dupla dá um passo para trás cada um, ficando mais longe, de modo que vai ficando cada vez mais difícil jogar o balão sem estourá-lo.
- Ganha a última dupla que ficar com o balão inteiro.
Postado por: Frederico Gonçalves Constantino
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário