Brincadeiras do Sudeste: Barra-Manteiga
Como brincar Formar dois times que ficam em fila,
frente a frente, com as mãos estendidas. Um integrante de uma equipe vai
até os colegas da outra e começa a bater nas mãos de um por um,
enquanto todos cantam. Quando disserem a última sílaba, quem estiver
prestes a levar o tapa deve tentar retirar a mão antes de apanhar. Se
conseguir, sua equipe ganha. Se não, ela precisa correr atrás de quem
bateu. Se o pegar, leva o ponto. Caso contrário, quem marca é a equipe
adversária. Agradecimento Museu dos Brinquedos e Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.
Brincadeiras do Sul: Boi de Mamão
Trecho da músicaE vem chegando boi malhado
Vem chegando devagar
Vem cá meu boi iá iá
Ele é de papelão
O nosso boi de mamão
Vem cá meu boi ia iá
Como brincar: Trata-se de uma encenação da morte e ressurreição do boi de mamão, em que as crianças interpretam os personagens envolvidos na narrativa: o boi, o vaqueiro Mateus, a dona de casa, o médico (doutor), as bruxas, o cavalinho, a cabra, a bernunça (figura fantasmagórica que teria sido inspirada no dragão chinês) e a Maricota.
Há uma sequência para a entrada de cada um deles na história, que é cantada com rimas. A dramatização é feita em forma de dança. Nela, o boi de Mateus, homem simples da roça, morre de tanto dançar. Chamam o médico, mas ele não consegue ressuscitá-lo. Então, pedem para as bruxas intercederem pelo animal e elas conseguem trazê-lo de volta à vida.
Os demais personagens vão entrando conforme são citados na letra da música. Todos terminam dançando juntos. "No nosso boi de mamão, várias crianças fazem os mesmos personagens, pois todos os alunos da escola participam da brincadeira. Eu costumo ajudar os menores na hora da encenação para que eles não se percam", conta João Vitor Nilo Thomé, 9 anos.
Histórico: Em Florianópolis, a descrição mais antiga é de 1871, feita pelo historiador José Arthur Boiteux. Antigamente a brincadeira era conhecida como boi de pano, mas a lenda local diz que para construir a fantasia mais rapidamente acabavam usando um mamão verde para fazer a cabeça do boi. Daí veio o nome atual.
Variações: A letra da música muda, assim como o nome da brincadeira, mas ela é encontrada em formato semelhante em diversas regiões do país. No Nordeste, por exemplo, é conhecida como bumba meu boi ou boi-bumbá. As bruxas só aparecem na versão da Escola Desdobrada e NEI Costa da Lagoa, que introduziu o personagem por fazer parte do imaginário infantil e por ser outra lenda local (elas teriam ido para Florianópolis na época da colonização açoriana).
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/?educacao-infantil.pre-escola---4-e-5-anos.jogos-e-brincadeiras
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-regionais-sul-boi-mamao-700341.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-regionais-sudeste-barra-manteiga-684665.shtml
Postado por: Gabriel Rodrigues Chedid
Nenhum comentário:
Postar um comentário